Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Vitae, reprehenderit?
  • Faça seu login
  • ou
  • cadastre-se

11 3728-8700

Limpeza / Esterilização / Desinfecção

1 . Desinfecção e limpeza

Depois de utilizados, os instrumentos devem ser imersos em uma solução apropriada de desinfecção e limpeza para que os resíduos pós-operatórios, como: sangue, secreções, resíduos de tecidos não se sequem ( interrupção da cadeia de contaminação ).

É necessário limpar os instrumentos com uma escova associada com água corrent
A limpeza e desinfecção deve ser feita com agente apropriado que contenha proteção anticorrosiva e respeitar as instruções do fabricante.
Depois de LAVAR MUITO BEM os instrumentos em água corrente, estes deverão ser secos.

Nota : Instrumentos novos deverão também ter o mesmo tratamento antes de seu primeiro uso.

 2. Agentes de desinfecção e limpeza

Utilizar somente agentes apropriados, respeitar sempre as instruções do fabricante quanto à sua utilização, concentração e tempo de imersão. Uma utilização incorreta pode causar danos aos instrumentos.

Exemplos típicos de uma utilização incorreta: Formação de manchas, coloração escura do material e descolorações.

3 . Esterilização

Os instrumentos devem estar ABSOLUTAMENTE SECOS antes de serem esterilizados. Em caso de armazenagem em condição estéril os instrumentos devem ser revestidos em toalhas de papel antes da esterilização.

Nota: Resíduos encontrados nos instrumentos ( provenientes p.ex. de desinfetantes, agentes de limpeza ou resíduos orgânicos ) são muito agressivos em combinação com pressão e temperatura podendo reagir quimicamente durante a esterilização. Podem apresentar manchas, descolorações ou corrosão. Por isso é ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL LAVAR – antes da esterilização – os instrumentos sob água corrente e seca-los muito bem.

Insrumentos de aço comum devem ser esterilizados em estufa. Os outros procedimentos de esterilização podem causar corrosão.


Para EVITAR REAÇÕES QUÍMICAS é recomendável efetuar o procedimento de desinfecção, limpeza e esterilização por tipo individual de espécie. Os instrumentos não devem ser tocados uns com outros (corrosão por contato).

Não é recomendado a limpeza por meios térmicos já que os instrumentos de rotação também podem apresentar descolorações escuras ou manchas no material.

Os polidores somente devem ser desinfetados em autoclave. Agentes de esterilização química e estufa não são apropriados.

Esterilização deverá ser feita em :

ESTUFA 180º C por 30 minutos ou

AUTOCLAVE 121º C por 15-20 minutos

135º C por 3- 5 minutos